quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dúvida Cruel




Como ter certeza que aquele apartamento é realmente o ideal e que não aparecerá uma oportunidade melhor de negócio? Parece que só conseguimos ter essa certeza depois que a oportunidade passou, não sei se essa é uma característica do ser humano mas com certeza é minha, eu sempre acho que melhores oportunidades aparecerão e eu vou acabar me arrependendo da compra. Como a compra de um apartamento é bem diferente da compra de uma blusinha, não me sinto no direito de arriscar. O medo de errar é muito grande, mas o medo de errar pende para os dois lados: o da compra e o da não compra. Como saber que é a OPORTUNIDADE? Que aquele é o seu sonhado apartamento? São tantas dúvidas, será que vou ter de parar de ser tão racional e deixar a emoção falar mais forte?

terça-feira, 29 de setembro de 2009

SISP


Alguém foi no SISP esse final de semana em SP? Aconteceu no Anhembi pra quem não é daqui, a idéia do evento era ser o lugar ideal para você sair com o seu imóvel. E eu realmente acreditei nessa conversa. Bom, para falar a verdade a minha experiência foi muito diferente disso. Começando por um valor de estacionamento que é um absurdo R$25,00, mas tudo bem... eu havia feito cadastro pela internet alguns meses antes e não paguei a entrada no valor de R$ 15,00. Quem é de SP sabe o calorão que fez nesse fim de semana (26 e 27/09), imagina um galpão com milhares de pessoas, sem ar condicionado e com banheiros nojentos, não eu não entrei em um deles, mas não precisava dava pra sentir o odor a uns 05 stands de distância. Os stands próximos aos banheiros ficavam vazios e depois de passar por lá consegui entender porque, nas praças de alimentação não havia mais água pra vender, isso já era de se esperar um lugar mega abafado e com tanta gente a infra não tinha como suportar...
Agora vamos falar sobre o real motivo de ir a Feira, a busca pela casa própria... isso foi um fiasco, realmente haviam muitas opções de negócio para quem não se preocupava em ficar próximo a região central, a grande maioria das ofertas eram para as regiões mais periféricas da cidade. Até existiam algumas opções mais próximas ao centro mas os valores eram absurdos... pelo menos pro meu bolso, lembrando que estou em busca do primeiro imóvel.
A SISP era uma ótima opção pra quem procurava imóvel, em Guaianazes, Jundiaí, Florianópolis... aí tinham imóveis que variavam de 70 a 150k e lógico pra quem buscava em Moema, Itaim, Vila Olímpia, Campo Belo disposto a pagar mais de 700k também tinham algumas opções, não tantas como nos outros bairros mas tinha. Como eu não me enquadro em nenhum dos dois casos, sai frustrada da feira e de mãos abanando. Outra coisa que tinha de monte na feira era opções de consórcio, seguro e alguns bancos também estavam presentes para aprovar o financiamento.
E a busca continua...

Que comece o Jogo

Bom, iniciaram-se as buscas... Me sinto num caça ao tesouro, várias pessoas correndo atrás da mesma coisa e as dicas são os corretores que na maioria das vezes mais atrapalham do que ajudam. Você fala que busca um imóvel de 100k e ele aparece com um de 500k, você fala que quer em Moema ele aparece com um em Interlagos e fala que é pertinho... afinal, estamos falando em Zona Sul, você fala que quer de 70m e ele aparece com um de 50m e fala que tem uma planta ótimaaaaaaaaa.O que eles não entendem que pode realmente ser ótima, mas não é o que procura, como é difícil. Se a busca fosse feita em cima do que as pessoas realmente procuram, seria muito mais fácil pra todo mundo, será que ninguém consegue entender isso???
Bom, e assim segue a brincadeira... e você vai perder finais de semanas inteiros em busca do apartamento. Vai entrar em apartamento que tem um montão de cachorro pulando em você e precisa fingir que está gostando, vai entrar em apartamento que tem gente dormindo então, não pode entrar no quarto, vai encontrar proprietário que está com discurso na ponta da língua pra te mostrar como o apartamento dele é a última bolacha do pacote, mesmo estando claro que ele está muito longe de ganhar esse posto...rs. Vai encontrar proprietário que institui que o apartamento só será mostrando na parte da tarde de um dia da semana específico. Se você trabalha como faz? Fala pro chefe que vai olhar apartamento no meio do expediente, finge que passou mal, coloca culpa na vovozinha? E o pior é quando você se interessa por um imóvel e o proprietário percebe que o mesmo gerou interesse, aumenta o valor do imóvel em 20% de um dia para o outro e justifica que o imóvel valorizou... SOCORRO!

A Saga

Nossa como é difícil encontrar um apto que atenda a todas as expectativas, e pra falar a verdade acho difícil conseguir achar algum que consiga preencher a todos os requisitos na busca do primeiro imóvel. Se você já passou por isso sabe muito bem o que estou falando, se está nesse momento da vida, com certeza, já se perguntou: “.. está tudo muito caro ou sou eu que ganho pouco?” E claro, chegou a conclusão que os dois são verdade...rs. E se ainda não está nessa fase prepare-se que logo, logo a sua vez chegará.
Eu me encontro na fase a procura... nossa como é complicado, ao mesmo tempo que existe muitas opções parece que não existe nada. Decidi escrever esse blog para ajudar a outras pessoas que estão no mesmo momento que eu. Aqui escreverei sobre a procura do imóvel, a compra (tudo o que é necessário saber sobre o imóvel, sobre utilizar FGTS e conseguir um financiamento), além de dicas de reforma e claro, o grande momento da mudança.